Loading...

Rota de Al-Mutamid: A ligação entre Andaluzia e o Algarve

Já ouviu falar da rota turística de Al-Mutamid? Este é um delicioso percurso histórico-cultural que liga Portugal à Espanha. A rota – com o mesmo nome do outrora rei e poeta, erudito e fã de música- possui duas ligações: uma que nasce em Lisboa e termina em Sevilla e outra que começa em Vila de Aljezur (que era quase uma ilha, rodeada de mar, durante o período muçulmano) e termina em Cortegana, em Andaluzia. No caminho, torna-se clara a ligação e continuidade histórica das regiões do Algarve e Alentejo com a Andaluzia. Antigamente toda esta área era conhecida como al-Andalus.

A rota é muito rica culturalmente, e o percurso dispõe de uma incrível infraestrutura para os viajantes. Placas sinalizadoras, postes indicativos, pontos de informação, guias da rota, e ainda mapas e folhetos – em português e em espanhol. Para para mais informações, pode consultar aqui e fazer o download dos folhetos. 😉

Cheia de tradição e património, esta rota é a única das Rotas do Legado Andaluzino que chega até Portugal. A cidade de Tavira é uma das cidades que recebe este apaixonante percurso.Tavira dispõe de uma rica história e é uma cidade prazenteira para turistas. Além de poder desfrutar de uma excelente praia com uma extensão de 11km, de águas cristalinas e de areia branca. Em Tavira pode conhecer o Museu Municipal (que fica no Palácio da Galeria), assim como a Igreja de Santa María do Castelo, e também um castelo muçulmano que preserva as suas muralhas do séc VII a.C.

Além de Tavira, o percurso da Rota de Al-Mutamid abraça algumas cidades pelo Algarve, são elas:

  • Loulé
  • Paderne
  • Albufeira
  • Silves
  • Sagres
  • Aljezur

Com diferentes paisagens, integrando o litoral com o interior do Algarve, a cativante Rota de Al-Mutamid possui também incríveis espaços naturais e pitorescos caminhos. Podemos destacar como pontos que merecem uma visita: as torres da Alcaidaria do Castelo de Loulé, o Museu Municipal de Arqueologia de Loulé, Praia da Arrifana, Castelo Cortegana, Museu Municipal de Arqueologia de Silves, entre outros.

Quer conhecer e fazer a Rota de Al-Mutamid? Se mora no Algarve, Alentejo e Sul da Espanha, esta é um programa imperdível e praticamente obrigatório.

Se não tem o prazer de morar na região mais solarenga de Portugal, pode voar até Faro e conhecer tudo sobre esta encantadora região. O Aeroporto de Faro é acessível através de mais de 70 cidades Europeias, à distância de apenas 1 voo direto.

2019-02-28T10:33:54+00:00Fevereiro 28th, 2019|Categories: Aeroporto, Aviação, Cycling & Walking, Destino: Sul, Estudantes, Lazer, Novidades, Rotas Verão|

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.