Loading...

Os museus mais famosos na Europa

Para os amantes de história e de cultura, visitar um museu é um must quando te encontras numa nova cidade. Entrar num museu é mergulhar noutra cultura, (re)descobrir histórias, e deixares-te deslumbrar por objetos de arte, esculturas e pinturas que só vemos em livros ou online…

Visitares um museu nas tuas férias, numa escapadinha de fim-de-semana ou numa viagem de trabalho traz um sabor diferente à sua viagem, e cria uma experiência com um valor incalculável. A pensar nisso, indicamos abaixo alguns dos museus mais famosos da Europa. Muitos destes museus têm entrada gratuita – e todos se encontram a apenas um voo de distância a partir de Faro.

Vamos lá?

Paris, França

Louvre, Pompidou, Museu d’Orsay, Rodin e Museu Orangerie

O museu mais visitado da Europa (e do mundo!) está em Paris. Sim, estamos a falar do Louvre, a casa da Monalisa e da Vénus de Milo. O Museu do Louvre recebe cerca de 8 milhões de turistas por ano (!) e conta com diversas obras icónicas. Da pré-história à modernidade, com obras de pintores e artistas de grande renome, como MichelAngelo, Vermeer, Rafael e Leonardo da Vinci. Dica: O Louvre é de acesso gratuito no primeiro domingo do mês, entre outubro e março. Mas Paris conta com muitos mais museus de calibre além do Louvre. Quando estiver em Paris, não deixe de visitar  o Pompidou. Os museus d’Orsay, Rodin e Orangerie são muito reconhecidos e também gratuitos no primeiro domingo de cada mês.

Londres, Reino Unido

Museu Britânico, National Gallery, Science Museum, Tate Modern, Tate Britain e Museu de História Natural

O Museu Britânico é o mais famoso do país, e o segundo mais visitado da Europa. E não é de admirar: a sua coleção contém cerca de 8 milhões de artigos. O Museu Britânico (ou British Museum) também é conhecido por ser casa da maior coleção de artigos egípcios do mundo, e conta com mais de 140 múmias. Além do Museu Britânico, Londres – por si só já um verdadeiro centro cultural – é a casa da National Gallery, Science Museum, Tate Modern (e também do Tate Britain), e do Museu de História Natural, entre outros. O difícil será escolher. Também podes gostar de saber… todos os museus aqui apresentados são gratuitos!

Amesterdão, Holanda

Rijksmuseum, Museu Van Gogh e Casa de Anne Frank

Em Amesterdão há o Rijksmuseum, um dos museus mais famosos do mundo. Carregado de cultura e de muita arte, no Rijksmuseum pode deleitar-se com uma vasta coleção de pinturas, gravuras, desenhos e obras holandesas. Há também uma parte dedicada à arte asiática. Amesterdão é uma cidade bastante famosa também pelo Museu Van Gogh, com obras do icónico e famoso pintor holandês. Para os amantes da história dos anos 1930 – 1945,  uma tarde na Casa-museu de Anne Frank, é algo que não te irá deixar indiferente: emociona- te  com a história biográfica de Anne Frank e rever alguns dos seus objetos pessoais (e da sua família) quando ali moravam, durante a Segunda Grande Guerra Mundial.

Berlim, Alemanha

Museu Antigo, Museu Novo, Museu Pergamon, Galeria Nacional Antiga, Museu Bode e Memorial do Muro de Berlim

Além da cidade ser um museu em grande escala, Berlim conta com incríveis galerias e locais totalmente diferentes do que encontramos em terras lusas. No centro da cidade podes encontrar a ilha dos museus, conhecida como Museumsinsel. Este agrupamento de museus é um dos pontos mais visitados da Europa, e foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Com 5 museus, é garantia que irás encontrar objetos e peças de arte incríveis. Desde arte clássica até à arte pós-moderna, alemã, europeia e do mundo, mergulha noutras eras e períodos da história – todos estes museus são imperdíveis!

  • Museu Antigo
  • Museu Novo
  • Museu Pergamon
  • Galeria Nacional Antiga
  • Museu Bode

Além dos museus na Museuminsel, podes também dar um salto ao museu do Memorial do Muro de Berlim. Uma visita inesquecível… e gratuita!

Madrid, Espanha

Museu Nacional do Prado, Museu Rainha Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza

Ah… Madrid. Uma das nossas cidades favoritas no que toca a museus. Se estiver por Madrid, não deixe de visitar o Triângulo Dourado da Arte. Neste bairro, podes encontrar o famoso Museu Nacional do Prado, o incrível Museu Rainha Sofia e o imperdível Museu Thyssen-Bornemisza. No Museu Nacional do Prado, irás encontrar pinturas, esculturas e obras dedicadas à história espanhola, assim como ver de perto os trabalhos de grandes artistas como Velázquez, Goya e El Greco. O Museu do Prado tem acesso gratuito entre as 18h e as 20h, de 2ª a sábado, e aos domingos entre as 17h e as 19h. O Museu Rainha Sofia é igualmente interessante: recebe cerca de 3 milhões de turistas por ano, e possui obras muito valiosas, como a Guernica, de Picasso. O Museu Rainha Sofia é gratuito todas aos domingos, depois de 13h30 e as 2ªs, 4ªs, 5ªs, 6ªs e sábados depois de 19h. Por último (mas não menos importante), o Museu Thyssen-Bornemisza, é conhecido pela sua vasta coleção de quadros de pintores europeus, e conta com obras clássicas de Claude Monet, entre outros. O Museu Thyssen-Bornemisza tem entrada gratuita à 2ª feira, entre as 12h e as 16h.

A partir do Aeroporto de Faro, podes conhecer estes e mais de 70 destinos pela Europa, apenas a um voo direto de distância. Do que estás a espera para fazer as malas e conhecer estes museus pelo mundo a fora?

2019-05-17T17:17:33+01:00Maio 17th, 2019|Categories: Aeroporto, Amesterdão, Aviação, Berlim, Dicas, Estudantes, Lazer, Londres, Madrid, Negócios, Novidades, Paris, Rotas Verão|

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.