Loading...

Dicas: Como planear uma viagem

Já dizia Dalai Lama: “Vá, uma vez por ano, a um lugar onde nunca tenha estado”.

Viajar é expandir os horizontes, ver o mundo com outros olhos, experimentar novos sabores, conhecer novas pessoas… e, por vezes, conhecer-se a si mesmo.

É preciso organização e planeamento para que tudo corra bem – e para que apenas fiquem boas recordações, temos aqui algumas dicas de como planear a viagem perfeita, e não gastar mais do que o necessário.

  1. Escolher a época da viagem

Imprevistos acontecem. Planear com antecedência é um dos segredos para uma viagem com menos surpresas desagradáveis e com maiores possibilidades de poupar. Faça um planeamento da data em que prefere viajar e leve em conta feriados, datas festivas e períodos de férias escolares. O verão é sempre mais concorrido e, consequentemente, mais caro! Por isso, se o objetivo for poupar, na primavera (entre março e junho) e no outono (entre setembro e dezembro) pode encontrar preços mais convidativos. Nesta fase, além de definir a época da viagem, também sugerimos que defina um budget, para saber quanto espera gastar durante as férias e evitar surpresas.

  1. Escolher o destino

Praia ou montanha? Tranquilidade ou agitação? Cidades históricas ou modernas?

São algumas perguntas que deve fazer antes de decidir o destino. Conhecer melhor a cidade, ver a agenda cultural, atrações turísticas, preços, idiomas que se falam, moeda do país, se é preciso passaporte, vacinas ou um visto de entrada… São algumas das coisas que deve levar em consideração na hora de escolher o seu próximo destino. Faça uma lista das cidades que mais gostaria de conhecer, e escolha a que mais lhe agrada com base nos seus interesses, programas e orçamento. A partir do Aeroporto de Faro, há mais de 70 destinos na Europa a apenas um voo direto de distância.

  1. Comprar os voos

Depois de escolher a cidade de destino (ou cidades!), o próximo passo é um dos mais importantes: comprar os voos! Recomendamos comprar o voo com pelo menos 6 meses de antecedência. Pode também consultar as nossas tips de como comprar os melhores voos, e até dicas de passagens aéreas por menos de 20€. Se não tiver as datas das férias fechadas, pode conseguir melhores preços durante as chamadas flash sales ou promoções relâmpago, já que as companhias aéreas fazem promoções repentinas e oferecem preços realmente competitivos.

Bónus: Voar nos dias de semana, voos noturnos, voos sem bagagem, e voos com escalas pode ser mais barato. Algumas companhias aéreas possibilitam o stop over, o que pode ser uma ótima possibilidade de conhecer novos lugares sem ter que comprar outro bilhete.

  1. Hotel/Dormidas

O próximo passo é definir o hotel, pousada, apartamento ou hostel. Tenha em consideração o número de pessoas que irão viajar consigo. O ideal é visitar diretamente os websites dos hotéis e também alguns sites de reservas e blogs de viagem. Fazer muita pesquisa para procurar os melhores preços e reviews/opiniões de outros viajantes costuma dar bons resultados. Não se esqueça de limpar os cookies do seu browser!

Tenha também em consideração a localização e distância para os pontos turísticos. Um hotel mais afastado pode ser mais barato, mas por vezes não compensa o valor do transporte.

  1. Pesquisa e roteiro

Depois de comprado o voo e do hotel reservado, basta começar a organização do seu plano no destino. Esta fase inclui muita pesquisa! Sugerimos fazer uma lista de tudo o que gostaria de visitar, e definir prioridades. Para ajudar nesta fase, pode criar um documento excel, com os dias, passeios, valores de cada atividade, meios de transporte para lá chegar, assim como horários de funcionamento dos diferentes sítios a visitar e itinerários ideais.

  1. Chegou o dia!

Agora que já está tudo pronto, basta esperar a hora do avião descolar, certo? Faça as malas com antecedência e tenha em consideração o tamanho da bagagem permitida no avião. Também é importante que chegue cedo ao aeroporto, pelo menos 2h antes do voo. Não se esqueça dos gadgets, carregadores e, principalmente, da câmara fotográfica.

Última dica, mas não menos importante: Se puder, desconete-se do mundo e aproveite ao máximo uma das melhores coisas da vida: viajar! 😉

2019-07-24T15:34:18+01:00Julho 24th, 2019|Categories: Aeroporto, Aviação, Dicas, Estudantes, Lazer, Novidades, Rotas Verão|

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.